06 abril 2018

O que você precisa saber antes de fazer curso superior em Enfermagem!


Oi, tudo bem? Se você está pensando em cursar Enfermagem, esse post está sendo feito exclusivamente para você. Para quem não sabe, eu estou cursando o 5° período na faculdade e irei explicar um pouco sobre o curso, o que eu esperava e o qual a diferença entre o técnico e o superior beleza? Vamos lá.



* A diferença do técnico para o superior: O curso técnico em enfermagem, além de ter um período menor de estudo com duração de dois anos, está voltado para as partes técnicas da assistência de enfermagem. Nele, os alunos irão estudar a ação em si, por exemplo, a aplicação de injeções, soros, curativos, tudo que envolve essa assistência técnica. Já no curso superior, que é o que estou fazendo, a duração é de 5 anos e estudamos mais a ciência e teoria. Estudamos o processo de saúde/doença, os sistemas do corpo humano, as teorias e leis da enfermagem, códigos de ética e legislação, a doença e como trata-la. Claro, estudamos também a parte técnica e alguns procedimentos que são privativos do enfermeiro, mas o curso superior é voltado para o ser humano como um todo: saber identificar a doença e como realizar ações para resolver esse problema, e nele aprendemos o necessário para liderar a equipe de enfermagem.

* Eu gosto mais de executar ou eu gosto de mais ler? Muitas pessoas (como eu no começo) entram no curso superior imaginando que irão começar praticar matérias de procedimentos logo e que já irão para estágios e tudo mais. Porém, os dois primeiros anos de faculdade estudamos só as teorias de saúde, os processos pelo qual a saúde passou até chegarmos aos tempos de hoje, a história da enfermagem e as matérias básicas de corpo humano. Comecei a estudar matérias específicas já no 4° período. Então se você é do tipo que se dá melhor na execução do ato, o curso técnico é a melhor opção. Agora se você quer aprender mais sobre o processo do cuidar, gosta de ler e saber mais do corpo humano, o curso superior de aguarda rs.


* O enfermeiro/técnico é sempre ''escravo'' de médico? Dentro do sistema de saúde, as posições estão distribuídas hierarquicamente. Ou seja, cada profissional ocupa uma posição de trabalho, porém todos em prol do saúde da pessoa, família e comunidade. Dentro dessa hierarquização, o médico ocupa a posição principal por ser mais apto a realizar diagnósticos de doenças, prescrições medicamentosas entre outros atributos de sua formação. Mas os outros membros da equipe fornecerão conhecimentos e técnicas para realizar esse atendimento ao paciente, todos agem em conjunto  de acordo com seu conhecimento e formação entendido? 


* Quais matérias se estuda no curso superior: Cada unidade possui uma grade de ensino diferente, porém existem matérias que fazem parte obrigatoriamente do plano de ensino, entre algumas estão: Genética, Citologia, Fisiologia, Patologia, Vigilância em Saúde e Epidemiológica, Saúde do Adulto, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Farmacologia, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Semiologia, Semiotécnica, Centro Cirúrgico, Urgência e Emergência, entre outras.


* O que eu aprendi e mais gosto do curso: Eu confesso que não escolhi Enfermagem por amor a primeira vista, mas eu sempre quis trabalhar em algo que eu tivesse contato com as pessoas, e não ficar atrás de uma mesa de um escritório resolvendo papeladas sem nem falar com ninguém sabe? E sem dúvida a Enfermagem é a área em que você mais irá lidar com o ser humano, tanto com seu estado físico e emocional, como com a família também. Isso foi o que mais aprendi e mais gosto no curso até agora, que o ser humano deve ser visto como um todo, e é papel da saúde, principalmente da Enfermagem, levar essa assistência completa e humanizada às pessoas.



E então, o que achou desse post? Alguém tem vontade de cursar essa área? Me contem aqui nos comentários certo? Prometo trazer mais posts sobre isso aqui para o blog se quiserem. Um super beijo;*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Espaço Teen - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Rabiscando Layouts.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo